Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

janeiro 28, 2013

Bolinho com sabor de infância

Tempos atrás, uma amiga compartilhou no Facebook uma foto de sua jabuticabeira lotada de frutinhos... Que delícia! Na hora lembrei que eu tinha na minha geladeira um pote de geleia de jabuticaba feita por minha sogra e estava há dias esperando ser devorada... 



Para aproveitar essa iguaria com gostinho de infância, fiz uns bolinhos que vi lá no site Gastronomismo. E não é que ficou uma delícia? Já fiz a receita várias vezes! 


Bolinho de baunilha (não precisa de batedeira!)

100g de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento químico
2 ovos
1 colher (café) de essência de baunilha (usei favas de baunilha que tinha em casa)

Bater a manteiga + açúcar até ficar clarinho. Adicionar os ovos e bater bem, acrescentar o açúcar até obter uma cor clara. Juntar farinha + fermento (aos poucos) e por último a baunilha. Colocar em forminhas de cupcakes e levar ao forno médio pré-aquecido, por 20-25 minutos.


A geleia eu já tinha em casa, mas corre lá no Gastronomismo pra fazer uma igual. Os meus bolinhos não ficaram lá um primor de beleza, mas adorei o sabor! Tem coisa mais "comfort food" do que essa receita?



4 comentários:

  1. Oba! Não vejo a hora do meu pé de jabuticaba regar de novo para eu fazer aqui em casa. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Aaaaah... que tentação! Adoro Jabuticabas! Demaaais mesmo! ^^
    Na outra casa em que morava, tinha um pé! E todo ano a gente se deliciava com as bolinhas pretinhas! Na casa de agora, plantamos também, mas ele ainda é novinho e não começou a brotar as primeiras florzinhas... ^^

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummmm... que privilégio ter um pé de jabuticaba no quinta, hein?
      Obrigada pela visita! ;)
      Bjs

      Excluir